Série de estudos: A Igreja do Arrebatamento

 

INTRODUÇÃO.

 

Em Atos 17: 1-10, somos informados da plantação da Igreja em Tessalônica. Uma igreja que foi estratégica para a propagação do Evangelho, visto que Tessalônica era a capital da Macedônia, sendo que de todas era a maior e a mais influente. Paulo entendia que se o evangelho firmasse em Tessalônica, poderia irradiar-se dali para as outras regiões.

A Igreja em Tessalônica fora fundada por Paulo durante a sua segunda viagem missionária.  Foi em meio a muito tumulto e sofrimento que o Evangelho foi proclamado na Macedônia, a começar por Filipos e posteriormente, na capital da província, Tessalônica. Paulo, Timóteo e Silas foram acusados de terem “transtornado o mundo”. Literalmente virado o mundo de cabeça para baixo – At. 17. 6.

Paulo e seus companheiros permaneceram pouco tempo em Tessalônica. Mas, tempo suficiente para plantar ali uma forte igreja e firmá-la na verdade do Evangelho. Contudo, após a partida do apóstolo a comunidade cristã começou a sofrer intensa perseguição e a ser perturbada por algumas ideias errôneas concernentes à Vinda do Senhor.

Na sua estratégia, Paulo usa o lugar certo e o tempo certo. Ele também usou o meio certo, a Escritura; a mensagem certa, a vida, a morte e ressurreição de Jesus para atingir pessoas. Ainda hoje precisamos ter discernimento para buscarmos os melhores meios, os melhores recursos, os melhores métodos para anunciarmos a melhor mensagem, o evangelho de Cristo.

A primeira carta aos Tessalonicenses fala da esperança do cristão em Cristo, principalmente na Segunda Vinda do Senhor (1 Ts. 1:10; 2:19; 3:13; 4:16; 5:23). Paulo instrui os cristãos a se prepararem para o Dia do Senhor, que virá “como ladrão à noite” (1 Ts. 5.2). Entretanto, esse dia não deve ser temido pelos cristãos, pois Jesus Cristo obtém nossa salvação e guarda-nos da ira de Deus. A segunda carta de Paulo aos cristãos de Tessalônica descreve os efeitos da Segunda Vinda de Cristo. Enquanto 1 Tessalonicenses revela a expectativa do retorno de Cristo, essa segunda carta fala sobre a glorificação dos cristãos, e o julgamento dos incrédulos por parte de Deus naquele dia (2 Ts. 1:10,12; 2:8-12).

Qual benção especial contida na mensagem de 1 e 2 Tessalonicenses? É a mensagem a respeito da Volta de Jesus Cristo e de como essa doutrina fundamental pode afetar nossa vida e nossas igrejas, tornando-nos mais espirituais. Cada capítulo de 1 Tessalonicenses termina com uma referência à vinda de Jesus Cristo, e cada referência relaciona a doutrina a um aspecto prático da vida cristã. Ao estudar 2 Tessalonicenses, encontramos outras verdades sobre acontecimentos futuros e a Igreja. Convém ter em mente que a segunda carta foi escrita para corrigir uma confusão a respeito da volta de Cristo.

Encontramos nas Epístolas aos Tessalonicenses importantes temas teológicos e doutrinários, como por exemplo, a inspiração e autoridade da Escritura, a salvação e segurança, evangelismo e serviço, a santificação do crente e a volta de Cristo para a sua Igreja. Embora essas duas epístolas tenham sido escritas em um contexto e em uma época diferente da nossa, elas têm importantes doutrinas para os crentes contemporâneos, que compões “A Igreja do Arrebatamento”.

Elucidando questões doutrinárias acerca da volta de Jesus, além de exortar a uma vida piedosa, as cartas de Paulo aos tessalonicenses, nunca foram tão atuais quanto agora.

Nestes dias que antecedem a volta de Jesus, seus ensinos devem ser atentamente observados, os quais têm plena aplicação para a Igreja nos dias de hoje, e são um alerta para este tempo do fim.

As epístolas aos Tessalonicenses apesar de terem sido escritos em tempo diferente, ainda em nossos dias continua sendo contemporânea. Nestas duas epístolas o apóstolo Paulo enfatiza diversos temas concernentes ao “Arrebatamento da Igreja”, tendo em vista que diante da Palavra de Deus, dos fatos que temos vívido hoje, e diante das profecias bíblicas, cremos que Jesus Cristo está às portas para buscar a sua Igreja, portanto, iremos abordar diversos temas e lições para a Igreja de hoje, baseados nestas duas epístolas tão extraordinárias, abordando princípios práticos e espirituais da nossa fé.

Para mais detalhes sobre o estudo clique no link abaixo para fazer o download do arquivo.

ESTUDO – A IGREJA DO ARREBATAMENTO

Apoiadores